Unidades móveis do Viva o Bairro atendem pedidos de santistas na Caneleira e Campo Grande

Programa de consultas à sociedade e mutirão de serviços de zeladoria, o Viva o Bairro já marcou presença com suas unidades móveis nos bairros da Caneleira e do Campo Grande. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), 25 munícipes procuraram as unidades móveis para encaminhar suas solicitações à Prefeitura. Foram mais de 40 pedidos entre podas de copa e raiz, instalação de lombadas, rotatórias e iluminação, remoção de veículos abandonados, tapa buraco asfáltico, entre outras demandas.
A parceria entre a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e a Ouvidoria e Controle visa aproximar-se do cidadão, acolher as demandas e acompanhá-las até a execução, melhorando o serviço público. Nesta quinta, na Praça João Sevilhano, na Caneleira, a aposentada Dirce Rita Babonovich, de 75 anos, esteve entre os que utilizaram o mais novo serviço da Prefeitura.
Moradora do bairro há mais de 40 anos, Dirce solicitou a poda de copa e de raiz para árvore em frente à sua residência, na Rua José Monteiro. “Já tinha comentado com os meus filhos que precisava solicitar esse serviço. Quando soube que o trailer estaria na Caneleira, perto de casa, não pensei duas vezes”, comentou a moradora, que elogiou o retorno do programa neste novo formato. “Adorei essa ideia do trailer, porque facilita os pedidos e ainda humaniza o atendimento à população. Confesso que não tenho intimidade com o celular para solicitar serviços. Acabava pedindo ajuda para meus filhos ou netos”, completou Dirce, que mora a poucos mais de 500 metros da praça.
Enquanto a moradora utilizava o atendimento da unidade móvel, equipes de zeladoria atuavam na Praça João Antonio Sevilhano e nas vias Ângelo Martins Melero e Gilberto Franco da Silva. Dentre os serviços programados pelo Viva o Bairro estavam raspação, corte de grama e pintura.
Além de agilizar a zeladoria, uma vez que as unidades contam com espaço para ferramentas de pintura e jardinagem, o programa visa consolidar a Ouvidoria como canal de atendimento à população. Demais solicitações são registradas e acompanhadas pelo órgão, em parceria com a Sepref.
FACILITADOR
O retorno do Viva o Bairro também foi celebrado por quem está em contato direto com a população. Servidor público há oito anos, o pintor Almir Fagundes ressalta a relevância dos trailers pelas ruas da Cidade. “No dia a dia, enquanto pintava uma via ou praça, moradores me perguntavam se poderíamos atender a rua da sua casa, quando seria feito o serviço e daí por diante. Muitos não sabiam que seguimos uma programação”, contou ele, que celebrou a chegada das unidades móveis. “Os trailers são ótimos e funcionam como um gabinete móvel, ficando muito mais próximos dos moradores”, concluiu.
As ações prosseguem no Campo Grande e na Caneleira nos próximos dias. Até o dia 8 de maio, Centro e Morro do Cruzeiro também serão contemplados com os serviços do projeto. Já a segunda etapa, que será realizada até o dia 25, chegará aos bairros Vila Belmiro, São Jorge, Chinês, Caruara e Morro José Menino, em programação a ser divulgada.
CANAIS DA OUVIDORIA
A Ouvidoria pode ser acionada através dos telefones 162 ou 13 -3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18h30, ou pessoalmente, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº - térreo), das 10h às 16h. Pela internet, através do site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@santos.sp.gov.br (somente para dúvidas e informações).
Confira mais informações e a programação do Viva o Bairro
Fotos: Raimundo Rosa
COMENTÁRIOS