Urnas eletrônicas são usadas pela primeira vez em eleição de grêmio estudantil de Santos

Pela primeira vez usando urnas eletrônicas, o grêmio estudantil da UME Martins Fontes (Morro da Penha) realizou sua eleição, nesta quinta (24), com 150 alunos do 6° ao 9° ano. A iniciativa tem como objetivo demonstrar a relevância das urnas no processo eleitoral, além de promover a autonomia e o exercício do direito de voto, fundamentais na sociedade.
Os alunos do ensino fundamental II tiveram a oportunidade de exercer o ato de cidadania, participando como mesários, fiscais eleitorais e eleitores. Eles realizaram a votação das chapas, divididas entre "Cuca" e "Bombeiro", em duas urnas eletrônicas.
A articuladora dos grêmios estudantis municipais, Cláudia Maneira, explicou que o projeto teve início este ano com duas escolas piloto: a UME Pedro Crescenti (Rádio Clube) e a UME Martins Fontes. “Começou como piloto, em uma parceria com a 118ª Zona Eleitoral. Optamos por iniciar com duas escolas para irmos com calma, avaliando como se desenvolveria, já que é uma responsabilidade muito grande para todos os envolvidos. Então, com o auxílio do pessoal do cartório, temos como objetivo envolver nossos alunos nessa dinâmica de cidadania e participação.”
A chefe da 118ª Zona Eleitoral, Michele Lapa, enfatizou que as urnas estão sendo utilizadas no modo de treinamento para mesário e ressaltou o impacto do processo eleitoral na vida dos jovens. “Esse programa é uma forma que a justiça eleitoral encontrou para aproximar os jovens da vivência da participação, especialmente por meio do exercício do voto, que é talvez a forma mais importante de participação cidadã. Ao trazer a urna eletrônica para a escola, oferecemos a oportunidade de aprender a usar o equipamento, entender seu funcionamento, tirar dúvidas e, claro, praticar o direito de votar.”
A secretária de Educação e vice-prefeita, Audrey Kleys, destacou a importância da iniciativa. “Um projeto em parceria em um processo tão democrático na construção de uma sociedade realmente mais justa”.
PROTAGONISTAS
A vice-presidente do grêmio da chapa Cuca, Júlia Caroline Oliveira Cavalcante, 9º ano, comentou sobre a influência que a ação tem para os alunos. “Podemos dizer que está sendo algo revolucionário, uma coisa que a gente nunca teve na escola. E isso já transmite um ensinamento para nós sobre o futuro, são as nossas ações que vão influenciar a nossa sociedade”.
Gabriel Ferreira Marcondes, do 6º ano, exerceu seu direito de votar como eleitor pela primeira vez. “Achei muito diferente, é a minha primeira vez que estou vendo a urna eletrônica e podendo votar no meu candidato”.
Yasmin de Paula Fernandes, 8º ano, explicou que não atua no grêmio estudantil e por isso foi mesária na zona eleitoral. “É uma experiência muito diferente e ao mesmo tempo uma preparação para todos nós”.
Fotos: Henrique Teixeira
COMENTÁRIOS