Seja bem-vindo
SP - Litoral,25/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Urnas eletrônicas são usadas pela primeira vez em eleição de grêmio estudantil de Santos

    santos.sp.gov.br
    Urnas eletrônicas são usadas pela primeira vez em eleição de grêmio estudantil de Santos

    Pela primeira vez usando urnas eletrônicas, o grêmio estudantil da UME Martins Fontes (Morro da Penha) realizou sua eleição, nesta quinta (24), com 150 alunos do 6° ao 9° ano. A iniciativa tem como objetivo demonstrar a relevância das urnas no processo eleitoral, além de promover a autonomia e o exercício do direito de voto, fundamentais na sociedade.

    Os alunos do ensino fundamental II tiveram a oportunidade de exercer o ato de cidadania, participando como mesários, fiscais eleitorais e eleitores. Eles realizaram a votação das chapas, divididas entre "Cuca" e "Bombeiro", em duas urnas eletrônicas.

    A articuladora dos grêmios estudantis municipais, Cláudia Maneira, explicou que o projeto teve início este ano com duas escolas piloto: a UME Pedro Crescenti (Rádio Clube) e a UME Martins Fontes. “Começou como piloto, em uma parceria com a 118ª Zona Eleitoral. Optamos por iniciar com duas escolas para irmos com calma, avaliando como se desenvolveria, já que é uma responsabilidade muito grande para todos os envolvidos. Então, com o auxílio do pessoal do cartório, temos como objetivo envolver nossos alunos nessa dinâmica de cidadania e participação.”

    A chefe da 118ª Zona Eleitoral, Michele Lapa, enfatizou que as urnas estão sendo utilizadas no modo de treinamento para mesário e ressaltou o impacto do processo eleitoral na vida dos jovens.  “Esse programa é uma forma que a justiça eleitoral encontrou para aproximar os jovens da vivência da participação, especialmente por meio do exercício do voto, que é talvez a forma mais importante de participação cidadã. Ao trazer a urna eletrônica para a escola, oferecemos a oportunidade de aprender a usar o equipamento, entender seu funcionamento, tirar dúvidas e, claro, praticar o direito de votar.”

    A secretária de Educação e vice-prefeita, Audrey Kleys, destacou a importância da iniciativa. “Um projeto em parceria em um processo tão democrático na construção de uma sociedade realmente mais justa”. 

    PROTAGONISTAS

    A vice-presidente do grêmio da chapa Cuca, Júlia Caroline Oliveira Cavalcante, 9º ano, comentou sobre a influência que a ação tem para os alunos. “Podemos dizer que está sendo algo revolucionário, uma coisa que a gente nunca teve na escola. E isso já transmite um ensinamento para nós sobre o futuro, são as nossas ações que vão influenciar a nossa sociedade”.  

    Gabriel Ferreira Marcondes, do 6º ano, exerceu seu direito de votar como eleitor pela primeira vez. “Achei muito diferente, é a minha primeira vez que estou vendo a urna eletrônica e podendo votar no meu candidato”. 

    Yasmin de Paula Fernandes, 8º ano, explicou que não atua no grêmio estudantil e por isso foi mesária na zona eleitoral. “É uma experiência muito diferente e ao mesmo tempo uma preparação para todos nós”. 

     

    Fotos: Henrique Teixeira






    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.