Seja bem-vindo
SP - Litoral,27/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    As pegadas do ruído na capital paulista serão monitoradas

    ipt.br
    As pegadas do ruído na capital paulista serão monitoradas

    Nesta quinta-feira, dia 24 de abril, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismos e Licenciamento (SMUL), e o IPT assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para elaborar um Mapa do Ruído da cidade.





    Assinatura Mapa de Ruido SP
    Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para elaborar um Mapa do Ruído da cidade



    Participaram do ato a secretária da SMUL, Elisabete França, a diretora da unidade de negócios Habitação e Edificações do IPT, Luciana Oliveira, e os pesquisadores Marcelo de Mello Aquilino e Ros Mari Zenha. Também irão atuar nos trabalhos a Secretaria Municipal das Subprefeituras e as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, dos Transportes e da Inovação e Tecnologia.

    O objetivo é diagnosticar a distribuição do ruído na cidade de São Paulos, identificando áreas críticas. A ferramenta é estratégica para o planejamento urbano e a gestão territorial da cidade, segundo a administração municipal. A elaboração do mapeamento do ruído não envolverá repasses financeiros e está prevista na lei municipal 16.499 de 2016, atualizada pela lei 18.081/24 e regulamentada pelo decreto 58.737/19.

    A execução do mapeamento está prevista para ser executada em três etapas, com entregas a partir de 2026 e finalização até 2029. Ao identificar as regiões mais impactadas pelo ruído, a iniciativa deverá orientar possíveis soluções que melhorem a qualidade de vida da população.

    O estudo levará em conta a diversidade de fontes emissoras de ruído, incluindo o tráfego de veículos, arenas esportivas, espaços de eventos, complexos industriais e demais fontes fixas urbanas, tanto no período diurno quanto no noturno.

    Ao final, os mapas serão disponibilizados ao público em uma camada específica da plataforma GeoSampa, garantindo transparência e acesso à informação.

    A intenção é que o Mapa de Ruído de São Paulo seja revisado periodicamente, de forma a acompanhar a dinâmica urbana e servir de base para futuras revisões do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS). 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.