Trio de Santos brilha no Desafio Brasil e na fase internacional do Circuito Paralímpico de atletismo

A equipe santista de paratletismo Fast Whells / Fupes teve uma semana agitada e recheada de vitórias no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Beth Gomes, Daniele Vitória e Deryk Paiva brilharam do dia 20 até o último sábado (26), em três competições: o 1º e o 2º Desafio Brasil Paralímpico e o Circuito Paralímpico de atletismo – Fase Internacional. O trio faturou 16 medalhas, sendo 14 de ouro e duas de prata.
O Desafio foi uma oportunidade de os atletas buscarem a obtenção do índice A, que será um dos critérios para a conquista da vaga para o Mundial de atletismo em Nova Déli, que acontece de 27 de setembro a 5 de outubro. Já o Circuito Paralímpico, na sexta e sábado, contou com atletas brasileiros e estrangeiros. Ao todo, foram recebidas 216 inscrições de atletas.
Já garantida na busca pelo tetracampeonato mundial após o ouro em Paris/2024, a bicampeã paralímpica Beth Gomes confirmou o favoritismo. Ela conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco e no arremesso de peso (classe F53) no 2º Desafio Brasil Paralímpico e na fase internacional do Circuito Paralímpico.
Durante o circuito, mesmo sob condições adversas devido à chuva em São Paulo, ela alcançou 15,75 metros. A marca, embora abaixo de seu recorde mundial, ainda seria suficiente para garantir o ouro nas Paralimpíadas de Paris, onde a segunda colocada atingiu 15,48 metros. Na ocasião, Beth conquistou o ouro com impressionantes 17,62 metros, estabelecendo novo recorde mundial.
Também foi impressionante o desempenho da velocista Daniele Vitória, que conquistou a medalha de ouro nos 100m e 200m nas duas etapas do Desafio e no Circuito Paralímpico, saindo de São Paulo com 100% de aproveitamento nas disputas na classe T-64.
Deryk Paiva também terminou a semana com seis medalhas no peito. No primeiro desafio, ele conquistou o ouro nos 100 metros e a prata no salto em altura, na classe T42 (atletas com transtorno do movimento de grau moderado em uma das pernas ou com ausência de membros). No segundo desafio, faturou o ouro nas duas provas. No Circuito, mais um ouro nos 100 metros e prata no salto em altura.
COMENTÁRIOS