Curso capacita santistas para atuar em organização de eventos


Moradoras da Vila Pantanal e dos morros de Santos participaram, segunda-feira (28), da última aula de capacitação inédita e gratuita para assistentes de cerimonialistas, na Casa da Mulher. Prestes a receberem seus certificados, enxergam novas perspectivas de carreira.
Ministrado pela especialista Miriane Honório, de 39 anos, o curso tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem no planejamento e na organização de eventos — desde festas particulares até cerimônias corporativas e sociais —, sem a necessidade de uma especialização de alto custo. Para a cerimonialista, a formação representa uma oportunidade única de inserção em um mercado promissor.
"Atualmente, não existe uma capacitação voltada à formação de assistentes de eventos sociais aberta ao público, e essa é uma área com alta demanda porque existem diversas áreas dentro de uma organização de uma festa. Essa formação é uma ideia antiga minha e de uma sócia, e já a realizamos em duas turmas pagas. Hoje, temos a felicidade e a gratidão de oferecê-la gratuitamente em um espaço tão importante como a Casa da Mulher", contou Miriane.
Pensando na comodidade das alunas, a cerimonialista estruturou o curso com uma linguagem acessível, aulas em local de fácil acesso, lanches e até um espaço de recreação para os filhos das participantes, supervisionado por seu colega Ewerson Lopes. Assim, as mães puderam participar sem preocupações.
Os conteúdos foram apresentados por meio de apostilas, abordando temas que vão desde o planejamento inicial até a execução de eventos, além da logística envolvida em cerimônias.
Antes mesmo de chegar às alunas, o curso foi recebido com entusiasmo por Marinalva Silva, de 52 anos, coordenadora do projeto social Perifa Delas, formado por mulheres moradoras da Vila Pantanal, no bairro do Saboó. “A Casa da Mulher nos convidou para o curso, e não pensamos duas vezes antes de comunicá-lo às nossas associadas. É uma formação que abre um leque de possibilidades. Uma oportunidade maravilhosa, que normalmente é inacessível, agora está motivando ainda mais as moradoras da Vila Pantanal, que estão animadas e já se enxergam nessa nova profissão”.
Atenta à última aula antes da certificação, a aluna Fernanda Pereira, de 42 anos, agradeceu pela oportunidade e já vislumbra uma carreira na área. “Aceitei participar porque estou parada, cuidando apenas da minha filha, e queria me capacitar. Durante as aulas, que foram muito bem explicadas pela professora, percebi que tenho condições de seguir nessa profissão e vou buscar essa oportunidade.”
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Marcelo Martins
COMENTÁRIOS