Escola de Santos ganha a primeira sala sensorial para atender alunos com e sem deficiência


A UME Prefeito Paulo Gomes Barbosa (Jabaquara) é a primeira escola municipal a receber a Sala Multissensorial para atendimento dos alunos com e sem deficiência e dificuldades de aprendizagem. O local, que integra a tecnologia educacional e os equipamentos de estimulação motora, foi inaugurado nesta segunda-feira (28).
A nova sala piloto conta com softwares para atividades de acompanhamento, telas interativas e materiais mecânicos para o treino de habilidades motoras e câmeras, além de recursos que estimulam o aprendizado dos alunos (luz, som etc). O espaço, com equipamentos testados e licenciados, foi projetado em parceria com a empresa Pioneira, que realiza projetos educacionais.
A unidade atende 520 alunos da educação infantil até o ensino fundamental I (1º ao 5º ano). Profissionais de apoio educacional especializado (AEEs) serão os responsáveis pelo atendimento no espaço, com dias e horários definidos de acordo com as especificidades da escola e dos alunos.
A equipe da unidade já passou por formação para a utilização dos recursos e ainda poderá contar com o apoio da Seção de Educação Especial (Sedesp), da Secretaria de Educação (Seduc). A formação foi realizada pela empresa Net Telecom.
QUALIDADE
O prefeito Rogério Santos destacou a importância da iniciativa. “Esta sala representa esperança, sonho e realização. Vamos continuar construindo uma educação pública de qualidade”, disse, recordando o exemplo do ex-prefeito de Santos e patrono da unidade, Paulo Gomes Barbosa.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, a sala piloto é uma semente plantada, que dará frutos. “A intenção é a de ampliar. Em breve, será inaugurado o Centro de Inclusão da Educação, que também terá um espaço como este. O trabalho já começou e só ganhará ainda mais força, com o apoio de diversos parceiros, da comunidade escolar e das famílias”.
Para a diretora da escola, Fernanda Amélia de Moraes Tarelho, a sala piloto vai trazer muitos benefícios para as crianças com e sem deficiências, pois proporciona aprendizagens cognitivas, um bom desenvolvimento para aqueles têm dificuldades de aprendizagem e auxilia também no equilíbrio emocional. “Toda estruturada para que se torne um ambiente calmo e relaxante para as crianças”.
O engenheiro da empresa Pioneira, Alesandro Rogério Wenger, ressaltou que foi instalado o que tem de mais moderno em termos de tecnologia para uma sala multissensorial. “Tudo é inovador e foi projetado pensando também na segurança, com a instalação de EVA em todos os cantos e pisos. Alinhamos o nosso conhecimento técnico com o conhecimento pedagógico da secretaria e da escola”.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Henrique Teixeira
COMENTÁRIOS